sábado, 31 de outubro de 2009

JISSO TO GENSHO (Imagem Verdadeira e Fenômeno)

Página 61 – Nirvana (nehan) – Nirvana é o estado de pura paz, tranqüila, desligando-se da totalidade de sofrimentos e limitações. Mas não significa sono e paz. É o estado de paz absoluta e silenciosa, transcendendo todos os conflitos e limitações, um estado que nasce da autoconscientização da verdadeira Vida Nova, mas que é cheia de vitalidade e atividade. Para chegar ao estado de satori (libertação total), é preciso renegar frontalmente o eu centralizador e pleno de egoísmo. Negar o eu fenomênico e admitir, como primeiro passo, a ausência total do eu. Compreender que o eu que aparecia sob o manto carnal, materializado e fixo era falso, que assim aparecia apenas facilitar a vida cotidiana. Que, na verdade, o Eu verdadeiro é uma existência espiritual, esplendorosamente radiosa, imortal e indestrutível. Desligar-se dos sofrimentos do nascimento, velhice, doença e morte, e atingir o estado de liberdade total – isto é entrar no nirvana, ou nehan.

Um comentário:

Comunidade Judaica Humanista de Belém disse...

tenho lido suas matérias e percebo o quanto elas são boas.
tenho um blog caso queira seguir-me será um prazer.
eu audaciosamente me coloquei como seguidor do seu maravilhoso blog.
gostaria de poder copiar algumas de suas matérias e colar no meu blog, prometo não omitir a fonte.
um abraço.
meu blog:
www.solucoes1.blogspot.com